quarta-feira

Exercícios físicos podem diminuir os sintomas de pedras nos rins? Como? Quais hábitos devo tomar?

Olá queridos e queridas, vamos ao assunto da semana!!

Para evitar as dores nos rins (uma dor inesquecível e nada agradavél) você deve incorporar alguns hábitos saudáveis, seja praticando exercícios, seja mantendo uma dieta, seja tomando mais água.

Mais, quais os sintomas?

Embora a pedra de rim possa causar diferentes sintomas, dependendo da localização, tamanho e formato, a dor esta associada a movimentação da mesma, e é um dos sintomas que a maioria dos pacientes não esquecerá tão cedo. Outros sintomas podem incluir:


  • Vontade freqüente de urinar;
  • Dor na hora de urinar;
  • Infecção;
  • Urina com sangue;
  • Febre ou náusea;
  • Dor entre as costelas e a região dos quadris.


Hábitos que podem amenizar as dores:


Água - O ideal é tomar entre 2,5 e 3 litros por dia. O líquido aumenta a movimentação das partículas dentro do organismo e, com isso, diminui a chance de elas se encontrarem nos rins.
Exercícios Físicos – diminui a probabilidade de ganhar uma pedra nos rins. Até mesmo uma profissão agitada, em que se ande bastante, ajuda.

Alimentação: Frutas – A laranja, o limão e as demais frutas cítricas possuem citrato, que dificulta a atração entre as partículas formadoras dos cálculos.
Farelo de arroz – Ele já foi muito recomendado para quem tinha a chamada hiperabsorção do cálcio – ingrediente na receita de 73% das pedras. Isso porque o farelo quando entra no intestino, se gruda às moléculas desse mineral e não deixa que entrem no corpo. Hoje, porém, a indicação não é consenso. Afinal, o cálcio é importante para os ossos e o uso do farelo pode deixar seus níveis perigosamente baixos.
Cerveja – O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético. Sem ele, o xixi fica mais volumoso e o risco de cristais se formarem nos rins diminui. No entanto, com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é prejudicial à saúde. Porém, se recomanda tomar água, sucos...

Tomate – Ele tem oxalato, um dos componentes das pedras. Mas sua dosagem não é tão grande a ponto de aboli-lo da dieta. Mesmo assim, abusar do ketchup e dos extratos industriais não é recomendável.

Sal – Ele favorece a eliminação de cálcio pela urina, aumentando a chance de o mineral estacionar no rim. Por causa disso, não se deve consumir mais de 6 gramas do tempero por dia. E não adianta controlar apenas o saleiro, Preste atenção nos alimentos que já são salgados, como os enlatados e os embutidos.
Carnes vermelhas – Além de bem salgadas, elas possuem muita proteína. Em excesso, esse nutriente tem o mesmo efeito do sal – estimula a saída de cálcio pelo xixi. Coma com moderação.

Leite e queijo – Essa dupla é notória por conter muito cálcio. Graças a isso, há dez anos os médicos pediam que os pacientes a abandonassem de vez. A medida hoje é contra-indicada. Notou-se que a ausência do mineral aumenta a absorção de outra substância, o oxalato, no intestino. Então, surgem os cálculos de oxalato. Atualmente, com raríssimas exceções, os médicos não restrigem o consumo de leite e seus derivados. Converse com seu médico sobre sua dieta.



E lembre-se sempre tenha um acompanhamento de um nutricionista, educador físico e seu urulogista.

Fonte: Pedra nos rins - de Eric Wroclawski, César Marinelli e Milton Borelli, Editora Contexto
www.uro.com.br

Mandem suas dicas e sugestões. Dúvidas?? escrevam!
beijocas,

Profª Bárbara Campana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!