Olá Queridos(as), Leitores(as),
Bem parece que o friozinho veio para ficar, não é mesmo, então precisamos nos aquecer.. e fazer exercícios físicos ajudam na prevenção de dores corporais. Este artigo esta super bem detalhado, espero que gostem!
Há algumas razões para aquelas dores que vão e vêm – musculares e nas articulações – tornarem-se mais constantes e intensas no inverno:
- Nos dias frios aumenta a possibilidade de constrição vascular (contração dos vasos sanguíneos) e muscular para que o corpo se mantenha aquecido. E quando as pessoas se encolhem por causa do frio, a contratura muscular pode gerar dor em algumas partes do corpo e afetar a postura.
- Nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso com o esfriamento do corpo e pode gerar incômodos, também.
- Mãos e pés ficam gelados (e por isto precisam de estimulação extra). É que no inverno, por causa da baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura interna e enviar energia para os locais mais vitais, – cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos. As extremidades do corpo, como pés e mãos, então com menor quantidade de energia, ficam gelados.
Durante o inverno, os sintomas da artrose ou de bursite ficam acentuados. A sensação térmica percebida pelo corpo é mais baixa do que a temperatura marcada nos termômetros e as pessoas ficam sem disposição para atividades físicas. Mas é hora de lutar contra a preguiça, pois:
- Exercícios físicos diários são importantes para a saúde, inclusive no inverno. Os alongamentos e caminhadas são muito eficazes nessa fase, pois além de ativarem o sistema circulatório, promovem o relaxamento das fibras musculares, diminuindo a tensão muscular e facilitando o pleno funcionamento do sistema locomotor. Mas hoje temos varias opções de treinos e métodos, converse com seu Personal Trainer para criar uma nova rotina de treinos.
- Músculos e articulações, que não são exercitados, perdem a flexibilidade e contribuem para os sintomas de muitos problemas de saúde causados pelo sedentarismo, que se agravam com o avanço da idade.
Alongar-se em diversas situações
- Os exercícios de alongamento são simples e podem ser realizados a qualquer momento. Ao se levantar, espreguice-se; no ambiente de trabalho ou escolar, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo em uma mesma posição.
O hábito de caminhar/correr deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, nas baixas temperaturas, a respiração se altera na caminhada, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo – cerca de 36 graus centígrados. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados. Mas basta tomar alguns cuidados para evitá-los
- Faça antes um alongamento.
- Estimule mãos e pés para que fiquem aquecidos. Lembre-se! As extremidades precisam de estimulação extra.
- Use agasalho.
- Proteja a pele com filtro solar.
- Em cidades grandes, evite os horários de congestionamento, por causa da poluição.
- Certifique-se de estar bem aquecido para começar a correr.
Os exercícios atuam na musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes. Para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda.
De acordo com Dr. Fabio Ravaglia – cirurgião, ortopedista e traumatologista, do Instituto Ortopedia & Saúde – manter sua rotina de treinos é fundamental para aumentar a resistência e, portanto, a evitar gripes e resfriados. Alongamento e caminhada, importantes aliados para combater as dores de inverno, são atividades físicas recomendadas para quase todas as pessoas, em qualquer faixa etária. Então nada de preguiça, vamos alongar e manter sua rotina de treinos.
Um Abraço e Boa Semana,
Personal Trainer Bárbara Campana


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!