terça-feira

Os 4 hormônios que mais afetam as mulheres

Oi Pessoal,


Queiramos ou não, nossos corpos são pura química. Em nosso interior ferve um coquetel de hormônios que influenciam inúmeras funções de nosso organismo e que, às vezes, se alteram e viram nossas vidas de cabeça para baixo.

Quando as glândulas secretam quantidades maiores ou menores do que deveriam, o delicado equilíbrio endócrino se rompe e nosso bem-estar físico e emocional se desestabiliza. Os hormônios podem causar dores de cabeça, queda de cabelo, surgimento de acne e ganho de peso. Eles também podem alterar o nosso estado emocional, já que influenciam o ânimo, o humor, o desejo sexual, e podem até ser os responsáveis por crises de identidade e estados depressivos.
Conheça a seguir os quatro hormônios que mais mexem com as mulheres:
1. ESTRÓGENO
É o principal hormônio feminino, responsável pelo amadurecimento físico e sexual próprio das mulheres. No entanto, ele também influencia outros processos como o crescimento dos tecidos, o sistema cardiovascular, e a saúde dos ossos e dos cabelos.
Se seus níveis sobem… o hormônio pode estimular o desenvolvimento dos tecidos e causar problemas como a endometriose ou fibromas nos ovários que, por sua vez, podem resultar em um câncer de mama, de útero ou dos ovários.
Se seus níveis caem… pode surgir um amplo repertório de sintomas: pele seca, ganho de peso, queda de cabelo, retenção de líquidos e dores articulares são alguns exemplos. Além disso, podem ocorrer alterações psicológicas como a sensação de ansiedade e mudanças de humor.
2. TESTOSTERONA
Embora seja considerado um hormônio masculino, o organismo das mulheres também o produz. Ele é, em grande medida, o responsável pelo desejo sexual e sensações de prazer. Também contribui para aumentar a resistência óssea, desenvolver a força e a massa muscular, promover uma sensação e bem-estar e aumentar os níveis de energia.
Se seus níveis sobem… são estimulados o crescimento dos pelos faciais e corporais e o aumento da massa muscular, da agressividade e da irritabilidade.
Se seus níveis caem… pode ocorrer a perda de libido, força e tônus muscular, cansaço, insônia, perda de memória e dificuldades de concentração.
3. HORMÔNIOS DA TIREOIDE
Estes hormônios participam de quase todas as funções básicas de nosso organismo: regulam o metabolismo e a temperatura corporal, favorecem a assimilação dos nutrientes, e são necessários para o crescimento e funcionamento do sistema nervoso, para a criação de tecidos, para regular o ritmo cardíaco, entre outros. Assim, é fácil entender que quando sua atividade aumenta ou diminui, ocorrem grandes alterações em nosso corpo.
Se seus níveis sobem (hipertireoidismo)… a ansiedade, o nervosismo e a incapacidade de relaxar disparam. Pode ocorrer uma perda brusca de peso, sensação de calor e taquicardia.
Se seus níveis caem (hipotireoidismo)… os sintomas mais comuns são o cansaço, a intolerância ao frio, pele seca, cabelo e unhas quebradiças, ganho de peso, sonolência e depressão.
4. CORTISOL
É o encarregado de regular a resposta do organismo diante de situações de estresse, controlando a produção de adrenalina. Este hormônio faz com que o organismo libere glicose no sangue para enviar grandes quantidades de energia aos músculos. Além disso, ajuda a regular a pressão arterial e o sistema imunológico.
Se seus níveis sobem… o cortisol pode causar muitos problemas metabólicos e ganho de peso, pois altera o equilíbrio glicêmico e estimula o apetite e o desejo de consumir alimentos calóricos. Também são observadas alterações no humor, vontade aparentemente inexplicável de chorar, dores de cabeça e musculares, fadiga, falta de concentração, ansiedade e taquicardia.
Se seus níveis caem… notaremos fraqueza, desidratação, e uma diminuição na capacidade do corpo de combater infecções e tolerar situações de estresse.
Espero que tenha gostado,
Acesse a matéria e a página completa desta publicação, clique aqui 

Um Beijo,
Personal Trainer Bárbara Campana 

4 comentários:

  1. Oi, Barbara
    Muito bom o texto e tb serve de alerta para nos cuidarmos sempre!
    beijo,
    ​Cássia Bley

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto informativo, Bárbara. Ainda temos muitas mulheres que ignoram esse assunto por falta mesmo de informações e de bons médicos.
    Sei de muitas que estão em depressão profunda.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rose, fico feliz em ler seu feed back. realmente muitas mulheres sofrem quando o assunto é controle hormonal. um acompanhamento com um profissional sério, percepção de comportamento e buscar informação ajuda e muito. Espero ter ajudado muitas que buscam sobre este assunto. Um beijo!

      Excluir
  3. Oi Ba. Adorei a matéria , simples e esclarecedora.
    Bjs
    Bete

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!