Tenho visto por ai muita gente publicando posts sobre overtraining(ou sindrome do supertreinamento), alegando que esse é um estado fisico onde a pessoa ou atleta entra em um estado de fadiga, perca de níveis de força, perda de massa muscular e baixa performance dado ao alto volume de treino e pouco tempo de descanso.
Porém, entretanto, todavia o nome correto para tal processo físico/psíquico seria OVERREACHING.
A diferença entre os dois processos seria exatamente o tempo de recuperação da síndrome.
O que é Overtraining?
Overtraining é um estado crônico (não tem cura), degenerativo que leva a pessoa ou atleta a saida do Esporte (dado ao alto índice de lesões e baixa performance) e pode até levar a morte (nunca constatado em humanos, porém muito provável).
Antunes Neto e colaboradores (meu querido Professor de Bioquímica Molecular) constatou que os níveis de Estresses provocados por overtraning (20 semanas de treino com mais de uma sessão de treino por dia, pouco descanso e privação de alimento em RATOS) geraram níveis de Estresse Oxidativos no corpo maiores do que o CANCÊR! UAU!! porém tal sindrome nunca foi constatado em seres humanos.
Alguns autores dizem que o Overtraining é um estagio que é muito, muito difícil de ser alcançado, pois ele não tem volta e como dissemos pode levar a morte.
O que é Overreaching?
o overreaching é um estado que próximo a competições chega a atingir cerca de 7 a 20% dos atletas, os tirando de competições e ai atrelado com a baixa auto-estima o atleta acaba desistindo de competir(não pelo estado fisico de overreaching mas pela motivação), MAS com o descanso, alimentação e até sessões de treinos RECUPERATIVAS, ele consegue voltar a render e aumentar a performance o que caracteriza com OVERREACHING e não OVERTRAINING.
Confusão entre Overreaching e Overtraining
A confusão é que o Overreaching tem alguns níveis, não existe tabela de graus de overreaching mas existem atletas que com uma semana já podem voltar aos treinos e existem atletas que precisam de meses....exemplos??
Ronaldo.....romper o ligamento patelar, exige um grau muito alto de estresse, tanto físico quanto oxidativo(radicais livres)....foi falado na época: "O Ronaldo está com OVERTRAINING", mas após alguns meses, até anos, ele se recuperou, está até jogando...
Kaka, Ronaldinho Gaúcho......todos jogadores que veêm de temporadas e temporadas sem férias e durante muito tempo.......uns demoram mais, outros menos, mas todos ele chegam no overreaching.
Overreaching é o vilão então?
JAMAIS! Bons treinadores e preparadores físicos usam isso a favor do atleta, pois como após todo estresse o corpo se fortalece, então apos um overreaching(controlado) o corpo também se fortalece, mas claro que tudo isso com equipe, muitos testes semanais desde químicos(sangue) até físicos, descanso, treinos recuperativos e alimentação.
Alguns sintomas de Overreaching:
● Cansaço anormal
● Irritabilidade
● Falta de vontade de malhar
● Perda de apetite
● Perda de força
● Contusões e resfriados freqüentes
● Dores de cabeça
● Sede anormal
● Insônia
● Tremor nas mãos
● Depressão
● Ansiedade
Vale lembrar que a sintomatologia nunca é unica, e uma síndrome é caracterizada por VÁRIOS sintomas.
Oque fazer se me sentir assim?
A primeira recomendação é o descanso imediato, procure um Médico caso haja alguma lesão, procure um Nutricionista para rever a alimentação e o mais importante FALE COM SEU PROFESSOR, ele saberá o que fazer.
Nunca use suplemento por conta própria, nunca faça o que o cara "Fortão" falar, ele não tem conhecimento, e com certeza não sabe seguir os principios de treinamento.
Espero ter esclarecido a dúvida e estou a disposição
jairopaf@yahoo.com.br
Alguém tem alguma curiosidade, assunto pertinente sobre qualquer área da Educação Física? Comente e mande para nós, ficaremos felizes em ajudar!
Um grande abraço a todos!
Jairo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!