domingo

Você dorme na medida certa?

Olá Queridos(as) Leitores(as),

Semanas atrás o Globo Reporter falou em seu programa um assunto bem discutido na sociedade: O sono.
Será que se eu dormir 6 horas por dia é suficiente para descansar bem?
Posso considerar saudável dormir 9 horas por dia?
Um estudo apresentado no site da Educação Física, mostra que não é bem assim.

Vamos ler esta ótima matéria na íntegra!
Fonte: Diário da Saúde




A conclusão de que dormir muito e dormir muito aumenta os riscos de desenvolver dornças cardiovasculares é de um estudo publicado no último exemplar da revista Sleep.
De acordo com a pesquisa, o risco foi 2,2 vezes maior nos 8% da população analisada que disse dormir cinco horas por noite ou menos, incluindo sonecas durante o dia, do que entre aqueles que dormiam sete horas.

Entre os 9% da população estudada que dormiam nove horas por dia ou mais, o risco de desenvolver algum tipo de doença cardiovascular também se mostrou elevado: 1,5 vez maior do que entre aqueles que dormiam sete horas.

Os resultados foram ajustados para levar em conta variáveis que poderiam ter influência, como idade, sexo, raça, tabagismo, consumo de álcool, índice de massa corporal, nível de atividade física, diabetes, hipertensão e depressão.


Tempo ideal de sono


Os pesquisadores analisaram dados de 30.397 adultos que participaram do National Health Interview Survey de 2005, feito pelo Centro de Controle de Doenças, do governo norte-americano, que coletou informações sobre fatores demográficos e características socioeconômicas, de saúde e de estilo de vida da população.
"Os resultados do estudo sugerem que a duração anormal do sono afeta adversamente a saúde cardiovascular. Perturbações no sono podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares mesmo entre pessoas aparentemente saudáveis", disse Anoop Shankar, professor da Escola de Medicina da Universidade do Oeste da Virgínia, nos Estados Unidos.


A associação entre cinco horas ou menos de sono por dia com doenças cardiovasculares foi maior entre mulheres e entre adultos com menos de 60 anos.

Embora o número ideal de horas de sono diário varie de pessoa a pessoa, a Academia de Medicina do Sono dos Estados Unidos recomenta que a maioria dos adultos durma entre sete e oito horas por noite de modo a se sentir alerta e descansado durante o dia.



Privação do sono

Segundo os autores do estudo, os mecanismos por trás da associação entre privação de sono e problemas cardiovasculares podem incluir distúrbios em funções endócrinas e metabólicas.


Entre os efeitos negativos de dormir insuficientemente estão redução da sensibilidade à insulina, aumento na atividade simpática e elevação da pressão arterial. Esses efeitos aumentam o risco de endurecimento nas artérias.

Por outro lado, horas dormidas além do normal podem estar relacionadas com problemas que envolvem a qualidade do sono ou a respiração.

Os autores ressaltam que a natureza do estudo não permite determinar fatores causais. Mas, segundo eles, os resultados sugerem que questionários sobre a duração habitual do sono podem ser um aspecto importante da medicina preventiva.

___*____


                                                                                            
"Devemos aproveitar mais as horas de sono e ter qualidade na hora de dormir.
Esquecer dos problemas, ter um ambiente calmo, pouca claridade, poucos aparelhos eletrônicos e sensação de leveza, são algumas maneiras de iniciar uma boa noite de descanso,
Então bom descanso para você hoje á noite,"

Durma bem,

Personal Trainer
Bárbara Campana

Um comentário:

  1. Jairo

    Tem alguma dessas empresas fizeram testes com pessoas que trabalham de madrugada??? que dormem cerca de 8 horas por fim de semana??? será que estou num risco grande????
    FATO: prefiro dormir menos e aproveitar o dia doque dormir o tempo todo e ir do trabalho pra cama e da cama pro trabalho!
    estou errado pessoal???

    ABRASSS

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!