terça-feira

Olho Vivo - Transtorno Obsessivo Compulsivo -Será que eu tenho?

 

Bom dia Queridos (as) Alunos(as),

 

 
 

 
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ou distúrbio obssessivo-compulsivo (DOC) é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obssessivos e compulssivos na qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; que normalmente tratam-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.

 

 
O transtorno obsessivo-compulsivo é considerado o quarto diagnóstico psiquiátrico mais frequente na população.

 
De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o ano 2020 o Transtorno Obsessivo-Compulsivo estará entre as dez causas mais importantes de comprometimento por doença.

 

 

Além da interferência nas atividades, os sintomas obsessivo-compulsivos (SOC) causam incómodo e angústia aos pacientes e seus familiares.

  

 

 
Quais seus Sintomas?

 

 
Frequentemente as pessoas acometidas por este transtorno escondem de amigos e familiares essas ideias e comportamentos, tanto por vergonha quanto por terem noção do absurdo das exigências autoimpostas. Muitas vezes desconhecem que esses problemas fazem parte de um quadro psicológico tratável e cada vez mais responsivo a medicamentos específicos e à psicoterapia.

 

 

 
As obsessões tendem a aumentar a ansiedade da pessoa ao passo que a execução de compulsões a reduz. Porém, se uma pessoa resiste a realização de uma compulsão ou é impedida de fazê-la surge intensa ansiedade. A pessoa pode perceber que a obsessão é irracional e reconhecê-la como um produto de sua mente, experimentando tanto a obsessão quanto a compulsão como algo fora de seu controle e desejo, o que causa muito sofrimento.

 

 

Pode ser um problema incapacitante porque as obsessões podem consumir tempo (muitas horas do dia) e interferirem significativamente na rotina normal do indivíduo, no seu trabalho, em atividades sociais ou relacionamentos com amigos e familiares.

 

 
  • Será que tenho TOC?
  • Qual tratamento?
  • É fácil identificar uma pessoa que tenha o TOC?
  • Qual profissional devo procurar para o tratamento?

  
Ficou curioso?

 

Acesse estas fontes e saba mais sobre o assunto.

  
Fonte:

 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_obsessivo-compulsivo

 
http://transtornoobsessivocompulsivo.com/

 
http://www.ufrgs.br/toc/

 

 

 
Um Beijo no coração!
Boa Semana!!
Professora Bárbara Campana

Um comentário:

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!