terça-feira

Gestantes podem praticar atividades físicas com algumas adaptações

Bom Dia Queridos(as) Alunos(as),

Como foram de dia das Mães?

Quando o assunto exercício físico na  gravidez sempre surgem dúvidas... mas agora novos estudos mostram que exercicios fisicos é muito mais que saudável e benéfico... vamos ler a matéria!!


As futuras mamães não precisam deixar de treinar quando descobrem a gravidez. Com alguns cuidados e treinos especiais, é possível praticar exercícios e manter a sua saúde e a do bebê.







Conversamos com uma médica ginecologista e um treinador especializado em mulheres para saber mais.






Continuar os treinos - A princípio, a atividade física durante a gravidez deve ser incentivada, desde que haja um contato muito próximo entre o médico da gestante e seu treinador. É importante levar em conta fatores como: o tipo de exercício que a mulher já praticava – e se praticava – e o tipo de gravidez que está tendo.






“A pessoa que já faz exercício previamente e continua durante a gravidez vai ter uma gestação muito mais saudável”, conta Sílvia Casseb, médica ginecologista do Setor de Ginecologia do Esporte da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp.






Quem passa pela gestação e continua treinando não perde o condicionamento e pode ter uma volta na rotina em menos tempo depois da dar à luz. “O organismo se readapta com mais facilidade aos estímulos gerados durante o treino, ele tem memória muscular”, conta o treinador Jefferson Roberto.






“A atividade é prazerosa e ajuda em vários aspectos, tanto na fase inicial como final da gestação. A mulher só precisa parar de treinar na hora do parto”, expõe.






No entanto, o treinamento da gestante deve ser muito personalizado. “Conforme o abdômen vai aumentando, o treino tem que mudar”, enfatiza a Dra. Sílvia.






Como fazer - As adaptações devem ocorrer logo quando há a descoberta da gravidez, nas primeiras duas semanas, já que é o período em que o óvulo está mais vulnerável e ainda não se fixou no endométrio. “Exercícios que tenham bastante impacto, como agachamento e corridas bruscas, devem ser evitados na fase inicial da gestação”, explica o treinador.






Alguns médicos recomendam a prática de exercícios na água, que não causam impactos e oferecem menos riscos à gravidez. A musculação também pode trazer muitos benefícios para a flexibilidade e alongamento da mulher, como melhorar o fluxo sanguíneo e a mobilidade articular.






Uma atenção especial deve ser voltada à gestante que optou por fazer musculação. O acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental, além do cuidado para não sobrecarregar demais a prática.






Já os exercícios aeróbicos devem ser adaptados para não causarem incômodo na mãe durante a evolução da gestação, quando as regiões da lombar e os calcanhares começam a carregar o sobrepeso do bebê.






“Não é recomendado colocar uma gestante para correr na esteira. Conforme o tamanho da barriga [a corrida] pode atrapalhar e não é segura, fica mais fácil correr riscos”, conta Jefferson.






O treinador recomenda utilizar uma bicicleta ergométrica com apoio na coluna lombar, onde a mulher possa ficar sentada com leve inclinação no tronco. Uma caminhada leve também pode ser feita pela gestante.
 
 
Estamos organizando um grupo multidisciplinar para Gestantes em Itatiba.
 
Já já teremos novidades e cursos para as novas Mamães e novos Papais!!!
 
Beijo grande e boa semana!!!
 
Personal Trainer Bárbara Campana
 
Fonte: Portal da Educação Fisica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!