terça-feira

Você respira certo?

Bom Dia Queridos(As) Alunos(As),


É impressionante o quanto limitamos as possibilidades do nosso corpo e assim da nossa vida. Se você respira usando a mesma parte do pulmão a vida inteira, está deixando de oxigenar as outras partes dele e de experimentar mudanças no seu corpo, como por exemplo: redução de dores, relaxamento e redução de insônia.
A respiração está presente 24 horas por dia e pode ser uma grande aliada para uma vida mais satisfatória. Você deve estar pensando: “como assim?”
Temos uma tendência a buscar o que está fora e achar que a vida será melhor quando tivermos mais dinheiro, quando fizermos aquela viagem, quando encontrarmos um parceiro e por aí vai. O que não nos contaram nem ensinaram é que nossa vida é um reflexo da relação que temos com nosso corpo.
Sem respiração não há vida, a respiração mostra nosso ritmo interno. Através dela oxigenamos nosso corpo e permitimos que o sangue troque gás carbônico por oxigênio e organizamos todo o ritmo do funcionamento corporal.
Muitas pessoas me procuram dizendo que não sabem respirar e que precisam aprender o jeito correto. A primeira coisa que respondo é: “Ah, você sabe sim… Se não soubesse nem poderia estar aqui pra me contar isso, não é verdade?
Primeiro quero que você perceba que sabe respirar. Reduzir a autocrítica nos aproxima das possibilidades que o corpo possui. Agora, vamos evoluir… Quero te dizer que você pode muito mais! A forma como você respira é apenas uma delas, e se você só utiliza essa maneira , está  limitando a oxigenação do corpo, sua flexibilidade e leveza. Isto é diferente de achar que respira errado, não é mesmo?
Uma pergunta clássica: “É melhor respirar pela boca ou pelo nariz?” A resposta é: depende!
Quero te mostrar inúmeras formas de respirar e te motivar a utilizá-las, pois estão todas disponíveis!
Podemos respirar de acordo com o momento. Se você estiver correndo, precisará de mais oxigênio. Então, provavelmente será melhor respirar pela boca para ter mais ar. Se estiver sentindo raiva, vai respirar diferente de quando sente amor. O que acontece é que nem percebemos isso ou mantemos sempre a mesma forma para todas as situações.
Vamos experimentar?
A cada opção abaixo, sinta… Observe se é fácil, se é difícil…
E observe também que partes do seu corpo se movem durante a respiração.
1) Inspire pelo nariz e solte pela boca.
2) Inspire pelo nariz e solte pelo nariz.
3) Inspire pela boca e solte pelo nariz.
4) Inspire pela boca e solte pela boca.
Quantas possibilidades, não é mesmo?
E olha que nem e mostrei as variações no tempo de inspiração e expiração e inúmeras combinações.
Por isso é muito difícil ensinar UM jeito certo de respirar…
Não respire certo. RESPIRE DIFERENTE!


Boa Semana,

Personal Trainer Barbara Campana

Escrito Por: Kelly Lemos



Um comentário:

  1. Sempre nos passando valiosas dicas... e temos o privilégio de respirar ar fresco e puro da nossa região. bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!