quinta-feira

5 Benefícios da Yoga, para qualquer um em todas as idades.

Oi Pessoal, 

Praticar Yoga com frequência pode contribuir e muito para viver de forma mais tranquila e saudável. A atividade pode ser leve até pesada de acordo com seu objetivo, mas de qualquer forma traz benefícios para saúde física e mental, por isso é recomendada para todas as idades, inclusive para os idosos. Vamos listar aqui 5 benefícios para quem prática independente da idade ou do condicionamento físico . Confira:
1) Fortalece os ossos
Muito comum na terceira idade, a osteoporose, torna os ossos mais porosos e diminui a resistência aos atritos, o que aumenta muito o risco de fratura dos ossos nos idosos. Nas mulheres entre 42 a 50 anos é muito importante a prevenção. O Yoga é caracterizado como um exercício isométrico e de sustentação, que fortalece os músculos e ajuda a diminuir a incidência de fraturas. Sendo assim um grande aliado para ajudar no tratamento da osteoporose e ou prevenção.

2) Consciência Corporal e Força 
Na prática grande parte dos movimentos são realizados de forma que o praticante sustente o peso do corpo e faça movimentos leves e contínuos, propiciando o aumento de força muscular, de maneira localizada e geral. Para manter os movimentos é necessário exercitar a concentração no aqui e agora, focando no seu corpo, na percepção dos músculos e na sua respiração, trazendo a quem pratica grande consciência corporal.
3) Previne contra quedas
O Yoga tem exercícios para diversas partes do corpo que contribuem para diminuir o risco de queda. Os exercícios para os olhos ajudam a manter a retina saudável, possibilitando que os praticantes enxerguem melhor obstáculos no chão, degraus e evitando quedas. Há também exercícios que melhoram a flexibilidade dos dedos dos pés e fortalecem o arco do pé, oferecendo mais sustentação (muito bom para quem tem artrose nos dedos).  Além disso, os músculos também são fortalecidos, mantendo joelhos na posição correta, nivelando o quadril e melhorando as articulações do membros inferiores. E não para por aí, também é trabalhada a flexibilidade da coluna vertebral, que proporciona mais conforto, melhora a postura e oferece mais equilíbrio.
4) Diminui a ansiedade, o estresse e a pressão arterial 
Os exercícios de respiração e meditação ajudam e muito a diminuir o estresse e a ansiedade. Ajuda também a diminuir a pressão arterial. Esses resultados são obtidos porque a sensação de relaxamento diminui a produção dos hormônios responsáveis pelo estresse, o cortisol e a adrenalina.

5) Melhora a capacidade de concentração e a memória
Um estudo publicado no Journal of Physical Activity and Health, mostra que a prática diária de apenas vinte minutos de yoga já são o suficiente para melhorar as capacidades cognitivas. Isto porque os exercícios de meditação e de respiração reduzem os níveis de ansiedade e estresse, melhorando a capacidade de concentração e fortalecendo todo o sistema cognitivo, inclusive da memória.
Então que tal agregar esta modalidade ou filosofia em sua rotina? Espero que tenha gostado.



Grande beijo e Boa Semana,
Personal Trainer Bárbara Campana






Um comentário:

  1. Vou ficar adepta! Obrigada por sempre nos mostrar novas maneiras de nos mexer. .

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!