quarta-feira

Os benefícios da ioga para gestantes

Oi Pessoal, 


 Estar grávida é uma benção! tão especial e único que não dá para descrever. São muitas transformações e muitas variações de corpo, humor, rotina... enfim.... tudo isso vale a pena.


O Ioga esta na minha rotina por filosofia de vida e sempre me ajudou no equilíbrio da mente, corpo, ainda mais agora. Com os hormônios a flor da pele, a paciência e a tolerância estão lllááááááá em baixo.... rsrsrsr

Li um artigo bem legal e quero compartilhar com vocês, sobre os efeitos do Ioga no estresse. 

Estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, comprovou que uma aula de ioga reduz os hormônios do estresse em até 14%


Para chegar a esse resultado, os pesquisadores dividiram 59 mulheres grávidas do primeiro filho em dois grupos distintos: um deles praticou o exercício durante oito semanas e o outro não. Durante esse período, as gestantes responderam a questionários sobre o estado emocional que se encontravam. Ao final, após a análise das respostas, os pesquisadores calcularam que uma única aula reduziu os níveis de hormônios do estresse em 14%. Isso acontece porque as atividades relaxam o corpo e fazem o cérebro liberar a serotonina, o hormônio do prazer.
Para a professora e especialista em ioga para gestantes Kátia Barga, de São Paulo, a prática também estreita o vínculo entre mãe e filho. “Durante as aulas, a mulher reflete sobre a gestação e compreende as mudanças no corpo, o que a deixa mais segura”, complementa Kátia.
Além da melhora no equilíbrio mental, a atividade também estimula a flexibilidade corporal e ajuda a gestante a manter uma boa postura, prevenindo as dores nas costas. Também prepara o assoalho pélvico - músculos localizados na região entre as pernas que ajudam a controlar o ânus, a vagina e a uretra - para o parto normal.
Adicionar legenda
De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Camarotto, do Hospital Pérola Byington, de São Paulo, a ioga aumenta a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço tão comum no fim da gestação. Como os exercícios de respiração fazem com que o coração bata mais depressa, os rins também passam a funcionar mais rápido, minimizando a retenção de líquido, que provoca o inchaço. Esse aprendizado também vai ajudá-la durante o parto.
Mesmo com o equilíbrio alterado durante a gestante, é possível praticar a atividade sem dificuldade, seguindo sempre as orientações do profissional, que deve ser especializado em gestantes, e ter o aval do obstetra antes de tudo. Segundo Kátia, algumas posições são proibidas: de barriga para baixo e as invertidas – quando a grávida fica de cabeça para baixo. “Na primeira, a pressão no abdômen é muito grande e a segunda pode prejudicar a oxigenação do bebê”, afirma a especialista.
Para alcançar os benefícios da ioga, é necessário regularidade nas aulas. Kátia aconselha que a gestante faça a atividade, no mínimo, duas vezes por semana. Se a gestante já praticava os exercícios antes de engravidar, ela pode começar já no primeiro mês de gestação. Caso contrário, é mais indicado iniciar após o terceiro mês. Não há limite para parar com os exercícios durante a gravidez. O mais importante é sentir-se bem nas posições e, claro, sempre conversar com o seu obstetra.
Após o nascimento do bebê, vale a pena continuar o
exercício. Apesar de não ajudar na perda de peso, por ser uma atividade de baixo impacto, a ioga relaxa e proporciona bem estar. Se você fez cesárea, deve esperar 40 dias para iniciar as aulas – por conta da cicatrização. Se o parto foi normal, já dá para voltar às atividades após 15 dias. E aí, preparada?

Um beijo Grande,
Boa Prática,
Personal Trainer Bárbara Campana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!