segunda-feira

Exercícios físicos ajudam a aliviar a Mente.

Oi Pessoal,
Ao contrário do que muitos pensam, a sensação de relaxamento e de alívio das tensões não está unicamente ligada ao descanso. Tudo bem que é fato mais que comprovado que, para ter qualidade de vida e bem-estar, é necessário, sim, fazer pausas em meio à rotina estressante, dormir bem e descansar. Mas se mexer e cansar também podem trazer grandes benefícios tanto para o corpo como para a mente, proporcionando uma vida mais leve, feliz e relaxada.
A prática de exercícios é capaz de amenizar o estresse e fazer qualquer um encarar o dia a dia de forma mais tranquila. Além de favorecer o corpo, promover a manutenção do peso, otimizar o sistema cardiovascular, melhorar a postura e o condicionamento físico, praticar atividades físicas ajuda diretamente no controle da ansiedade, no aumento da disposição e no equilíbrio hormonal. Quer entender por que isso acontece e descobrir quais são as atividades mais indicadas para relaxar? Então confira já nosso artigo:

Malhar o corpo para ajudar a aliviar a mente
Os benefícios proporcionados ao corpo pelos exercícios têm uma explicação neuroquímica. A prática de atividades físicas aeróbicas reduz significativamente os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios diretamente ligados ao estresse. Além disso, exercitar-se estimula a produção de endorfina, componente químico cerebral que alivia as tensões e provoca sensações ligadas ao relaxamento e ao otimismo.

Aeróbica para ativar o cérebro e promover o bem-estar
Os exercícios aeróbicos de alto gasto calórico — como o futebol, a natação, o vôlei e a dança, por exemplo — aumentam a produção de endorfina, que, por sua vez, é responsável por promover o prazer e o bem-estar. Para completar, essa categoria de exercício é capaz de aprimorar funções cognitivas, melhorando a memória e o raciocínio lógico. Simplesmente não restam dúvidas de que a aeróbica faz bem não só para o corpo, como também para a mente.

Alongamento para ficar mais feliz e tranquilo
O alongamento é uma atividade simples, mas super poderosa para estimular a liberação da serotonina, um neurotransmissor que ajuda na promoção do bem-estar. Perfeito para aliviar as tensões, melhorar a postura e otimizar a flexibilidade e a respiração, o alongamento é um dos exercícios mais indicados para quem está estressado e deseja se acalmar. Como se não bastasse, o alongamento promove a diminuição da rigidez muscular e a renovação das células.

Yoga para relaxar profundamente o corpo e a mente
A yoga é uma atividade que promove o relaxamento da musculatura, diminuindo problemas como insônia, nervosismo, irritabilidade, impaciência e ansiedade. Além disso, a yoga é um santo remédio para melhorar a postura, diminuir as tensões, otimizar a respiração e gerar o bem-estar holístico, uma vez que relaxa corpo e mente na mesma proporção.

Corrida para melhorar o funcionamento do cérebro
Sabia que correr também pode fazer muito bem para sua mente? A prática da corrida aumenta o número de neurônios e melhora funções cerebrais relacionadas à percepção, à memória, à atenção e até à linguagem. De quebra, depois de correr de 30 a 60 minutos, você vai se sentir mais feliz e relaxado, pronto para encarar o dia de maneira mais tranquila, além de favorecer sua qualidade de sono.


Viu como ter uma rotina de atividades físicas pode ajudá-lo — e muito! — a aliviar as tensões e relaxar? Então nos conte: qual das atividades listadas aqui mais chama sua atenção? Já pratica algum tipo de exercício em sua rotina? Comente e divida suas impressões e experiências conosco!

Gostou? 
Espero que sim e se inspire neste inicio de ano para ter uma rotina de exercícios físicos e relaxar mais sua mente.
Personal Trainer Bárbara Campana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!