terça-feira

Dieta saudável: o que comer no café da manhã

Bom Dia Pessoal,
O Saúde esta de cara nova e claro que não pude deixar de compartilhar com vocês uma matéria super interessante.
Todos sabem que na maioria das vezes escrevo pessoalmente par vocês sobre assuntos oriundos do mundo fitness, saudável, corporal etc, mas quando a matéria que leio é tão boa compartilho aqui.

Foi isso que aconteceu quando estava eu lendo uma matéria do blogdamimis. o que comer no café da manhã de quem faz dieta? Espero que gostem!

Todo mundo sabe a importância de comer bem ao acordar. Mas nem sempre conseguimos colocar em prática ou ter criatividade para fazer um bom café da manhã. A primeira refeição é a mais importante do dia, ela vai despertar o metabolismo e repor nossas energias.
Mas também devemos respeitar o hábito e fome de cada um. Eu por exemplo, quase não sinto fome de manhã, então acabo comendo menos nesse momento do dia. Já meu marido acorda morto de fome! kkk E vocês? Sentem fome ao acordar?
Hoje vou mostrar algumas combinações que gostamos de fazer aqui em casa e todas as opções do meu cardápio de café da manhã, recheado de receitas gostosas aqui do blog.
E para aprendermos um pouco mais, é importante saber o que não pode faltar no café da manhã. Devemos estar atentos a todos os macronutrientes e fazer uma refeição combinando carboidratos, proteínas e gorduras boas.
1. Carboidratos: alimentos ricos nesse nutriente tem a função de fornecer energia. Alguns exemplos são: cereais, bolos, pães, frutas, aveia e quinoa. Sobre os pães, bolos e farinhas, as melhores opções são os integrais. Fuja dos refinados.
2. Proteínas: também garantem saciedade e regulam a taxa de açúcar no sangue. Exemplos de alimentos ricos em proteínas: leite e seus derivados, ovos, carnes e frios.
3. Gorduras: vão auxiliar na absorção das vitaminas, são ótimas para fortalecer a imunidade e também ajudam a saciar. Elas estão separadas em gorduras insaturadas, que são de origem vegetal e são encontradas no açaí, no abacate e nas oleaginosas. Já nas saturadas, de origem animal, encontramos nos ovos, leite e seus derivados.
Lembrem-se que a refeição ideal deve conter boa quantidade de fibras que saciam e ajudam no funcionamento do organismo. No caso do bolo e do pão, faça a escolha por suas versões integrais, pois contêm fibras. Outros exemplos estão nas frutas.
As vitaminas e minerais também são micronutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Vejam nesse post o guia das vitaminas e dos sais minerais e os alimentos ricos em cada grupo.
Pronto, agora que vocês já sabem o que não pode faltar, vejam os meus exemplos de café da manhã:

Gente! Muitas vezes quando vamos começar a dieta e mudar hábitos, e não estamos acostumados, não conseguimos comer de manhã. Eu era assim, quando comia até ficava enjoada, pois ainda não tinha o hábito de tomar café da manhã. Então eu apostava nos sucos e shakes mais leves até acostumar.
Se o problema é falta de tempo para preparar a refeição, inspirem-se nas dicas de lanches práticos,  deixem tudo organizado na noite anterior.
Lembrem-se que importante consultar um nutricionista para ver as necessidades nutricionais diárias de cada um. Assim teremos um plano alimentar individual e completo.

Gostaram das dicas? Agora me contem o que vocês gostam de comer no café da manhã?

Um beijo Grande e Boa Semana,

Personal Trainer Bárbara Campana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!