Bom Dia Queridos(as) Leitores(as),
Uma Pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), órgão ligado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, aponta que praticar exercícios físicos durante o inverno aumenta em até 30% a queima de calorias. Nas baixas temperaturas, o metabolismo pode aumentar em até cinco vezes seu ritmo para manter normal a temperatura do corpo. O estudo afirma também que são necessárias, pelo menos, 3 sessões semanais de exercícios físicos, como também é indicado pelo método Curves, para conseguir alcançar resultados.
NÃO DEIXE A PREGUIÇA TE PEGAR!
Existe a tendência natural de diminuir a prática de exercícios conforme a temperatura diminui.
Porém, não podemos esquecer que nos meses mais frios também temos tendência a consumir alimentos mais calóricos, o que facilita o ganho de peso. Para manter o ritmo e não ter que correr atrás do prejuízo quando o verão chegar é importante vencer a preguiça.
Não existem exercícios específicos para cada estação do ano, e no inverno é comum as pessoas ficarem com preguiça de sair para se exercitar ao ar livre. Porém, o que pode ser feito é uma adequação para que o exercício não deixe de ser feito. Quando o ambiente é animado, existem outros estímulos, como as atividades culturais, que ajudam a manter a frequência da prática de exercícios.
Vale lembrar que, a prática regular de exercícios físicos aumenta sua imunidade, o que é muito importante neste período em que estamos mais suscetíveis a ter algum tipo de doença.
AQUECIMENTO
No inverno o aquecimento para começar o treino ganha ainda mais importância. Além de aumentar a temperatura corporal, ele lubrifica as articulações, o que ajuda a prevenir eventuais lesões. “Fazer aquecimento é muito importante, tanto no calor quanto no frio. Há, inclusive, estudos que comprovam que a falta do aquecimento adequado no inverno pode levar a problemas de hipertensão”, alerta os especialistas.
Todo o tempo gasto com aquecimento tem que ser otimizado.
Falando em outro tipo de aquecimento, apesar das baixas temperaturas, não é indicado o uso de roupas muito pesadas para praticar atividade física nesta época do ano.
A roupa ideal para ser usada é aquela com tecido leve e fácil de tirar, pois com o movimento, a temperatura corporal já aumenta naturalmente.
Quais os cuidados a serem tomados na estação:
1- Aquecimento muscular;
2- Respiração nasal de preferência;
3- Vestimentas adequadas (mãos, pés e rosto) para se proteger da perda rápida de calor que ocorre durante a atividade física
4- Ingestão de líquidos aquecidos, pré e pós-exercício.
Então, saia do sofá e vem pra cá. Vamos começar agora a cuidar mais de você!
Entre em contato: barbaraacroft@yahoo.com.br
Um grande Beijo,
Personal Trainer Bárbara Campana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós!. Escreva-nos!!!